Tempo
|

“Queridos amigos, também eu quero caminhar convosco”

24 mar, 2013 • Aura Miguel, em Roma

Papa Francisco reforça o convite para o grande encontro da Jornada Mundial da Juventude, no mês de Julho, no Rio de Janeiro.

“Queridos amigos, também eu quero caminhar convosco”
O Papa Francisco celebrou a missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em Roma. Na homilia, destacou a alegria e a cruz, e falou ainda aos jovens.

Em primeiro lugar, o Papa pediu aos cristãos, homens e mulheres, para nunca serem tristes, porque um cristão nunca deve ser triste, nunca se deve deixar levar pelo desânimo.

A nossa alegria não nasce do facto de nós possuirmos muitas coisas, mas por termos encontrado a pessoa de Jesus, que está no meio de nós, e que mesmo com tantos problemas, com dificuldades e obstáculos que parecem insuperáveis, nós sabemos que Jesus nos acompanha sempre e que sobretudo, disse o Papa, nos carrega aos seus ombros.

Depois a outra palavra-chave foi a cruz, porque na cruz, todos os males são lavados. Mesmo olhando à nossa volta com tantas feridas, violências, guerras, conflitos económicos que atingem os mais fracos, o dinheiro, o poder, a corrupção, Cristo lava tudo, até o nosso próprio pecado.

Finalmente, a terceira palavra-chave desta homilia: jovens. Foi um momento interrompido com aplausos, porque estão muitos jovens presentes na Praça de São Pedro, quando sobretudo o Papa Francisco lhes falou directamente.

“Vós tendes uma parte importante na festa da fé, vos trazeis a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com coração jovem, sempre. Um coração jovem mesmo aos 70 e 80 anos. Com Cristo, o coração nunca envelhece.”

Palavras ouvidas atentamente pelos jovens e interrompidas com aplausos ao Papa, que no final se despediu dizendo: “Queridos amigos, seguindo os passos de Joao Paulo II e Bento XVI, também eu quero caminhar convosco. Já estamos próximos da etapa do Rio, olho por isso com alegria para o mês de Julho, para o Rio de Janeiro, vinde todos e encontramo-nos todos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem”.

Fica um convite agora reforçado pelo Papa Francisco para o grande encontro da Jornada Mundial da Juventude, no mês de Julho, no Rio de Janeiro.

Ao meio-dia, o Papa irá à janela do Palácio Apostólico para a oração do Angelus, que será o primeiro após o inicio solene do pontificado ocorrido na passada terça-feira , dia 19.