Tempo
|

Papa Francisco vai receber o anel do pescador

18 mar, 2013 • Filipe d’Avillez

Celebração desta terça-feira marca a inauguração do pontificado e é acompanhada de uma emissão especial no site da Renascença e no colégio São João de Brito.

Papa Francisco vai receber o anel do pescador
A missa inaugural do pontificado do Papa Francisco decorre esta terça-feira de manhã a partir das 8h30, hora de Lisboa. Em Roma esperam-se centenas de delegações oficiais, tanto do mundo político como religioso, e a presença de cerca de um milhão de pessoas.

A missa propriamente dita vai ser precedida de alguns momentos marcantes. O Papa vai atravessar a praça de São Pedro a bordo do papamóvel para poder saudar a multidão. Depois segue na companhia dos vários patriarcas católicos de rito oriental até ao túmulo de São Pedro, onde rezarão em conjunto.

É a partir deste ponto que parte a procissão para o começo da missa. O Papa preside à missa, na companhia de vários cardeais e patriarcas católicos orientais, como é costume nas missas inaugurais de um pontificado.
 
Na celebração desta terça-feira há uma novidade, com a presença também do padre-geral dos jesuítas, ordem originária do Papa, e o superior dos franciscanos, ordem fundada por Francisco de Assis, que serviu de inspiração para a escolha do nome "Francisco".

É durante a missa que o Papa recebe o Pálio e o Anel do Pescador, símbolos da sua autoridade enquanto Bispo de Roma. Estes são-lhe entregues, respectivamente, pelo cardeal proto-diácono Tauran, o mesmo que o anunciou a sua eleição da varanda de São Pedro, e pelo decano do colégio dos cardeais, o cardeal Sodano.

A liturgia que serve de base para a missa é a própria para a solenidade de São José, de 19 de Março, e por isso as leituras não serão alteradas. Mais tarde, as leituras, bem como a oração universal, vão ser um verdadeiro mostruário de línguas do mundo, com o inglês e o italiano a fazerem-se ouvir a par do suaíli, do chinês, do russo, do grego e do árabe.

Finda a missa, o Papa regressa ao túmulo de São Pedro, diante do qual recebe os representantes das diversas delegações que viajaram para Roma para a ocasião.

Toda a celebração conta com transmissão em directo no site da Renascença, que vai fazer uma emissão especial a partir do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, com comentário e reportagem da equipa enviada a Roma. A sessão no colégio é aberta ao público e tem início às 8h00.