Tempo
|

Comunidade ortodoxa diz que Papa Francisco teve "um bom começo"

14 mar, 2013

"É um homem virado para o diálogo ecuménico e inter-religioso e isso será, certamente, muito importante no futuro para o relacionamento de todos os cristãos”, sublinha o sacerdote Alexandre Bonito.

A comunidade Ortodoxa em Portugal está satisfeita com a escolha do novo Papa. O sacerdote Alexandre Bonito diz que um homem que começa o seu mandato com a oração, começa sempre bem.

“É com grande satisfação e tranquilidade que sabemos das notícias do novo Papa Francisco. Na nossa opinião é um bom começo, porque é um homem que começa com a oração e é sempre um bom começo, seja pelo que for, começar pela oração”, afirma.

“Pensamos que na sua agenda e pelo que tem mostrado enquanto cardeal, é um homem virado para o diálogo ecuménico e inter-religioso e isso será, certamente, muito importante no futuro para o relacionamento de todos os cristãos”, sublinha o sacerdote ortodoxo Alexandre Bonito.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o sucessor de Bento XVI na cadeira de São Pedro. O novo Papa, o 266º da Igreja Católica e o primeiro sul-americano, é jesuíta e escolheu o nome Francisco.

Depois de cinco escrutínios, e pouco mais de 24 horas após o início do Conclave, os cardeais chegaram a uma votação conclusiva. O fumo branco foi visível às 18h06 e o novo Papa surgiu na varanda da Basílica de São Pedro cerca de uma hora depois.

Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936 e é eleito aos 76 anos. Bento XVI tinha 78 quando foi escolhido em 2005.

O novo Papa formou-se como técnico químico e só mais tarde ingressou no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.