Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa latino-americano é “precedente importante”

14 mar, 2013

"Gostei muito das primeiras palavras que o Papa Francisco pronunciou", afirma o presidente da comunidade islâmica de Lisboa.

O presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abool Vakil, considera que a escolha de um Papa latino-americano é “precedente importante”.

“Eu acho muito interessante, é um precedente importante. Por acaso, até pensava que fosse um do Médio Oriente, porque teria outro cariz. Mas acho que é muito interessante o que aconteceu e eu gostei muito das primeiras palavras que ele pronunciou”, disse Abool Vakil, em declarações à Renascença.

“As pessoas estavam à espera de um Papa mais jovem, mas 76 anos também não é assim muito velho. Promete fazer o melhor para a concórdia entre os homens”, sublinha o líder da comunidade islâmica de Lisboa.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o sucessor de Bento XVI na cadeira de São Pedro. O novo Papa, o 266º da Igreja Católica e o primeiro sul-americano, é jesuíta e escolheu o nome Francisco.

Depois de cinco escrutínios, e pouco mais de 24 horas após o início do Conclave, os cardeais chegaram a uma votação conclusiva. O fumo branco foi visível às 18h06 e o novo Papa surgiu na varanda da Basílica de São Pedro cerca de uma hora depois.

Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936 e é eleito aos 76 anos. Bento XVI tinha 78 quando foi escolhido em 2005.

O novo Papa formou-se como técnico químico e só mais tarde ingressou no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.