Emissão Renascença | Ouvir Online

"Vamos olhar a partir da periferia" com o novo Papa

14 mar, 2013

Padre António Leite lembra que esta escolha ajudará o mundo a olhar-se a partir da realidade dos que normalmente andam no esquecimento.

O padre António Leite trabalhou durante 10 anos como missionário na Argentina e lembra a proximidade de Jorge Bergoglio, o novo Papa Francisco, que conheceu ainda enquanto arcebispo de Buenos Aires. “Um homem simples”, começa por dizer o superior dos Missionários Verbitas.

“Vejo nele um homem simples, de uma proximidade muito forte, um homem de posições muito claras, é um homem de proximidade, que fala a partir da realidade dos mais desfavorecidos”, disse o padre António Leite.

O Papa Francisco é o primeiro sul-americano a ser eleito para o cargo. Uma novidade que, para o padre António Leite, ajudará o mundo a olhar-se a partir da realidade dos que normalmente andam no esquecimento.

“Vejo esta dimensão de nos empurrar para a periferia, nós que estamos acostumados a ver sempre decisões da Europa, a partir da América do Norte. Neste momento damo-nos conta que o centro dá para outro lado. Estamos a olhar as coisas a partir da periferia. No fundo é este o desafio do Evangelho: olhar a partir da periferia”, acrescenta.

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito Papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, à quinta votação do Conclave, assumindo o nome de Francisco.

Eram 18h06 quando saiu fumo branco. O novo Papa Francisco foi anunciado às 19h12 e surgiu à janela às 19h22, horas de Portugal continental.