Emissão Renascença | Ouvir Online

Nome do novo Papa foi “surpresa alegre” para D. Jorge Ortiga

13 mar, 2013

Arcebispo de Braga interpreta a escolha do nome Francisco pelo novo Papa como uma ligação a Francisco de Assis, que também "viveu numa época de grande crise e sentiu a sua vocação quando o espírito o convidou a reconstruir a Igreja”.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, ficou surpreendido com a escolha do nome Francisco pelo novo Papa, eleito esta quarta-feira, no Vaticano.

“Uma surpresa alegre foi para mim foi o facto dele ter escolhido o nome de Francisco, porque nós sabemos que Francisco de Assis – assim interpreto a intenção dele – viveu numa época de grande crise e sentiu a sua vocação quando o espírito o convidou a reconstruir a Igreja”, afirma o prelado numa primeira reacção à escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio.

D. Jorge Ortiga refere que “inicialmente Francisco de Assis pensava que era uma reconstrução material e só depois, interiormente, é que se convenceu que tudo partia de dentro, essencialmente de uma conversão interior que nascia do louvor a Deus por todas as criaturas, tudo aquilo que existe no mundo, nas pessoas, nos bens e eu acho que isto é um desafio que a Igreja hoje tem”.

O Arcebispo de Braga também gostou de ouvir o novo Papa argentino dizer que vinha do “fim do mundo”.

“Quando ele disse no princípio que foram buscar um Papa de muito longe, do fim do mundo, isto é quase como um convite a dizer que a Igreja deve ir para todos os mundos e estar em todos os mundos”, sublinha D. Jorge Ortiga.