Emissão Renascença | Ouvir Online

Cardeais analisam contas do Vaticano

07 mar, 2013 • Aura Miguel, em Roma

O último cardeal eleitor chega hoje, do Vietname. Nos jardins do Vaticano já se prepara o espaço para colocar o brasão de armas do próximo Papa.  

Cardeais analisam contas do Vaticano
A Congregação Geral desta manhã serviu para analisar as contas do Vaticano. Os três cardeais que costumam apresentar contas ao Papa em Julho anteciparam, a pedido da congregação, esse trabalho, dando aos restantes cardeais uma ideia de como está a Santa Sé de finanças. A decisão mais aguardada continua por tomar: não há ainda data para o Conclave.
A Congregação Geral desta manhã serviu para analisar as contas do Vaticano. Os três cardeais que costumam apresentar contas ao Papa, em Julho, anteciparam,  a pedido da congregação, esse trabalho, dando aos restantes cardeais uma ideia de como está a Santa Sé de finanças.

A decisão mais aguardada continua por tomar: não há ainda data para o Conclave. O director da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou aos jornalistas que vai haver outra Congregação Geral esta tarde, mas que não se esperam novidades, ainda. É natural que os cardeais aguardem pela chegada do último cardeal eleitor, do Vietname, prevista ainda para hoje, para tomar a decisão com todos os eleitores presentes.

Entretanto, este tempo de congregações gerais continua a ser aproveitado para estreitar laços e trocar opiniões, referiu ainda o padre Lombardi.

Na conferência de imprensa de hoje, foi ainda divulgado um vídeo que mostra os trabalhos que estão a decorrer na Capela Sistina, em preparação para o Conclave. Surgiu ainda a informação que nos jardins do Vaticano já foram retiradas as armas de Bento XVI, estando o espaço preparado já para receber o brasão de quem for eleito.