Emissão Renascença | Ouvir Online

Quarta-feira de Cinzas

Papa pede intercessão de São Pedro durante período de incerteza

13 fev, 2013

Bento XVI agradeceu aos fiéis da diocese de Roma e pediu para que o tenham presentes na oração.

Papa pede intercessão de São Pedro durante período de incerteza
A basílica de São Pedro encheu-se para a última missa de quarta-feira de Cinzas presidida por Bento XVI. Dois dias depois de ter anunciado a decisão de abdicar, a homilia do Papa decorreu já em tom de despedida. Bento XVI aproveitou também para retomar o elogio da humildade, contra a "hipocrisia" na Igreja. No final da celebração, um emocionado Cardeal Bertone prestou homenagem a Bento XVI, agradecendo o seu "exemplo luminoso". O Papa deixou a basílica debaixo de uma chuva de palmas.
O Papa preside esta quarta-feira à missa das cinzas na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dois dias depois de ter anunciado a decisão de abdicar, Bento XVI pediu a intercessão de São Pedro neste período de dúvidas sobre o futuro.

"Esta noite somos muitos à volta do túmulo do apóstolo Pedro, pedindo a sua intercessão para o caminho da Igreja, neste particular momento, renovando a nossa fé no pastor supremo, Cristo Senhor", disse o Papa.

"Para mim é uma ocasião propícia para agradecer a todos, especialmente aos fiéis da diocese de Roma, enquanto me preparo para concluir o ministério Petrino e para vos pedir que me tenham particularmente presente na oração", exortou o Santo Padre.

Nesta quarta-feira de cinzas, Bento XVI deixou uma mensagem para o interior da Igreja: "Penso em particular nas culpas contra a unidade da Igreja, nas divisões do corpo eclesial. Viver a Quaresma numa mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para os que estão longe da fé ou indiferentes."

O Papa aproveita o início da Quaresma para lembrar que “Jesus denuncia a hipocrisia religiosa, comportamento que quer sempre aparecer, as atitudes que procuram aplauso e a aprovação".
 
"O verdadeiro discípulo não se serve a si próprio nem o público, mas o seu Senhor na simplicidade e generosidade. Deste modo o nosso testemunho será cada vez mais incisivo quanto menos procurar a nossa glória, estaremos conscientes que a recompensa do justo é o próprio Deus”, sublinhou o Santo Padre na missa das cinzas na Basílica de São Pedro.

De manhã, durante a audiência geral das quartas-feiras, Bento XVI reafirmou que abdica por já não dispor da força física que o cargo exige, dizendo também que decidiu resignar em plena liberdade para o bem da Igreja.