Emissão Renascença | Ouvir Online

Peregrinação a Fátima lança Ano da Fé em Portugal

12 out, 2012 • Paula Costa Dias

Para além do Ano da Fé e do aniversário do Concílio Vaticano II, as cerimónias deste ano recordam também os 75 anos da Rádio Renascença.  

Peregrinação a Fátima lança Ano da Fé em Portugal
No ano em que comemora o seu 75º aniversário, a Renascença renovou a sua consagração a Maria no lugar exacto onde a Virgem apareceu.
A Peregrinação de Outubro fica marcada pela celebração nacional da abertura do Ano da Fé que recordará o Concílio Vaticano II.

Uma ocasião para os portugueses não só reflectirem sobre a fé mas também de a porem em prática, salienta o Padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferencia Episcopal: “A fé exige obras. Acreditar em Deus, viver o nosso seguimento de Jesus Cristo, leva-nos a cumprir o mandamento do amor. Este ano da fé vem em circunstâncias que não são fáceis económica e socialmente e por isso também tem este lado providencial. Será o motor interior que nos levará a obras de justiça e solidariedade.”

No centro desta peregrinação está a celebração dos 50 anos de abertura do Concilio Vaticano II, um acontecimento que urge ser relançado e que, nestes tempos difíceis, é uma ocasião para a renovação espiritual, disse o bispo de Leiria-Fátima D. Antonio Marto: “É para a Igreja hoje um autêntico sinal de Deus para o nosso tempo, ocasião para um profunda renovação pastoral e espiritual da Igreja e por isso um apelo forte para redescobrir a alegria da fé e o entusiasmo de a testemunhar e comunicar”.

As referências ao Ano da Fé surgirão em várias ocasiões durante a Missa de sábado, sendo que, no final, passará em dois ecrãs instalados no recinto um filme recordando a abertura do Concilio Vaticano II.

Mas a peregrinação marcará também o encerramento das comemorações dos 75 anos da Rádio Renascença, com a renovação da consagração da emissora católica portuguesa ao Imaculado Coração de Maria.

Estão inscritos 128 grupos de peregrinos, vindos sobretudo de Itália e da Polónia, nesta peregrinação que será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa e presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo, e terá como tema “Recebestes de graça, dai de graça”.