Emissão Renascença | Ouvir Online

“Uma fé que não se apega, apaga-se”, alerta Bispo de Beja

12 out, 2012

D. Vitalino Dantas cita o padre António Vieira e pede aos cristãos para serem verdadeiros na sua vida religiosa.

Na abertura do Ano da Fé o bispo de Beja pede aos cristãos para não fingirem que são cristãos e saibam dar testemunho da sua fé.

D. Vitalino Dantas confessa-se apreensivo com a indiferença que domina a sociedade actual: “Se a fé faz parte da nossa identidade cristã não podemos fazer de conta que somos cristãos por umas horas, mas depois portarmo-nos como se fossemos pagãos. Vivemos de uma maneira muito fechada, muito egoísta, cada um a pensar em si mesmo, indiferente aos outros e aos valores”.

“Este Ano da Fé é importante para lembrar aos cristãos que têm de avivar a sua fé e dela dar testemunho. Como dizia o padre António Vieira, ‘uma fé que não se apega, apaga-se.’”

Apesar da apreensão o bispo de Beja faz eco das palavras de Bento XVI, ontem em Roma, e vê na actual crise uma oportunidade: “Neste tempo de crise económica e de relações humanas, a fé pode-nos ajudar a ver muito mais para além daquilo que é o imediato e até sermos muito criativos na solidariedade, no lançar novas maneiras de viver, até ao cortar com hábitos que são de consumo e não fazem parte do nosso bem-estar”.