Emissão Renascença | Ouvir Online

Holanda vê fechar duas igrejas por semana

12 out, 2012 • Aura Miguel

O Arcebispo de Utrecht acredita que se deve agora dar uma imagem clara da fé cristã. “No futuro, talvez tenhamos poucos membros, mas cada vez mais convictos”, diz William Ache.

Holanda vê fechar duas igrejas por semana

Duas igrejas estão a fechar, a cada semana, na Holanda. São 100 igrejas por ano.

Os números, o jovem Arcebispo de Utrecht, William Ache, dão muito que pensar, sobretudo no arranque do Ano da Fé que começou oficialmente em Roma esta quinta-feira.  

“Tivemos de fechar muitas paróquias e muitas igrejas. Isto é uma coisa dramática, na Holanda. Estamos a fechar duas igrejas por semana, 100 igrejas por ano. 40% são igrejas católicas, 60% protestantes”, descreve o Arcebispo Ache.

“Houve expectativas demasiado grandes do Concílio do Vaticano II ,e depois, entrámos numa crise grave”, avalia o Arcebispo de Utrecht.

"Por isso, passado meio século concluímos que devemos dar uma imagem clara da fé cristã, da fé católica e quando fazemos assim vemos que há gente que encontra e descobre de novo a Igreja. No futuro talvez tenhamos poucos membros, mas cada vez mais convictos”, acredita o jovem prelado.

Os desafios do Ano da Fé e o deserto espiritual que se vive na Holanda, mas onde segundo o Arcebispo também se identificam focos de esperança.