Tempo
|

Patriarca Ortodoxo elogia Vaticano II

11 out, 2012

Bartolomeu I recordou o evento que testemunhou em primeira mão e pediu orações pelos cristãos do Médio Oriente.

Patriarca Ortodoxo elogia Vaticano II
Papa e Patriarca de Constantinopla
O Concílio Vaticano II serviu para espicaçar o desejo de restaurar a unidade entre os cristãos, incluindo entre diferentes igrejas ortodoxas que se encontram separadas, afirmou hoje o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I.

O Patriarca, primus inter pares da comunhão ortodoxa bizantina, foi convidado para se dirigir aos bispos presentes no sínodo da Nova Evangelização e falou hoje, no final da missa de abertura do Ano da Fé, presidida em Roma por Bento XVI.

Bartolomeu I é um dos líderes ortodoxos mais comprometidos com o ecumenismo e já visitou várias vezes o Vaticano, tendo recebido Bento XVI quando este foi a Istambul em 2006.

No 50º aniversário do início do Concílio, Bartolomeu recordou os seus tempos de estudante em Roma, onde esteve no Pontifício Instituto Oriental, tendo chegado a participar como observador nalgumas das sessões.

“Testemunhámos em primeira mão como os bispos experienciaram um renovado despertar da validade – e um sentido reforçado da continuidade – da tradição e da fé. Foi um período de promessa e de esperança para a vossa Igreja, tanto interna como externamente”, afirmou o Patriarca.

Bartolomeu I aproveitou também a ocasião para falar da situação dos cristãos no Médio Oriente, apelando ao respeito e à oração conjunta de católicos e ortodoxos, em busca da paz para os que sofrem com a guerra: “Na actual crise de violência de separação que cresce entre os povos e nações, façamos votos que o amor e o desejo de harmonia que aqui professamos, e a compreensão que buscamos através do diálogo e respeito mútuo, sirvam de modelo para o nosso mundo”.