Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo livro do Papa é a estrela de Frankfurt

10 out, 2012 • Aura Miguel

Bento XVI aprofunda a raiz teológica da alegria e tenta demonstrar que o Evangelho não é uma história do passado mas pertence ao presente.  

O terceiro volume da série sobre a Vida de Jesus Cristo, escrito por Bento XVI, está a ser uma das estrelas da Feira Internacional do Livro, em Frankfurt.

A obra, dedicada à infância de Jesus, já está pronta e deverá ser publicada ainda antes do Natal em Inglês e em Italiano, mas o interesse pela compra dos direitos demonstrado em Frankfurt dá a entender que será publicado em dezenas de línguas, como tem sido o caso com os anteriores volumes, incluindo o Português.

Nas palavras do próprio Bento XVI, escritas na introdução do livro, a infância de Jesus é uma espécie de antecâmera para os restantes dois volumes. Ao contrário desses, porém, que trataram a vida pública de Jesus, este volume baseia-se muito nos chamados “Evangelhos da Infância”, que não são reconhecidos como canónicos mas que são fonte de muito do conhecimento e das tradições que a Igreja atribui aos primeiros anos de vida de Cristo.

Através dos evangelhos da infância Ratzinger aprofunda a raiz teológica da alegria e tenta demonstrar que o Evangelho não é uma história do passado mas pertence ao presente e tem a ver com o homem contemporâneo.