Emissão Renascença | Ouvir Online

Penedo Furado

Piquenique na praia

31 ago, 2012 • Liliana Carona

Mesmo no centro de Portugal, há uma praia onde se pode conhecer um fóssil com milhões de anos depois de almoçar febras assadas.

Piquenique na praia

A visita começa pelo local que dá nome à praia: o Miradouro do Penedo Furado prova que, afinal, há mesmo um penedo furado. Confirmada a razão do nome, a viagem prossegue.

As quadras escritas na pedra entre os miradouros levam-nos em direcção à praia, onde se pode descobrir um fóssil com 480 milhões de anos. Situada na aldeia do Milreu, concelho de Vila de Rei (Castelo Branco), centro geodésico de Portugal, Penedo Furado tem uma temperatura de água que ronda os 22 graus. Por ali, ninguém resiste a dar um mergulho.

Quando passa do meio-dia, ouve-se um crepitar de lenha convidativo. Deolinda Prates, 67 anos, de Ponte de Sôr, prepara o almoço: febras grelhadas. É o piquenique na praia.

Depois do banquete, e enquanto se faz a digestão, pode-se sempre ter uma aula de arqueologia ao visitar a "Bicha Pintada", um fóssil que impõe respeito pela idade. 

"A Bicha Pintada fica na margem direita da Ribeira de Codes e por baixo do Miradouro do Penedo Furado e é o resultado da passagem de trilobites que se deslocavam para se alimentar num terreno arenoso. Crê-se que tenha mais de 480 milhões de anos", explica a engenheira do ambiente da Câmara de Vila de Rei, Patrícia Silvério.

Candidata às "7 maravilhas - praias de Portugal", Penedo Furado tem um outro segredo: há cascatas misteriosas que cantam uma melodia ruidosa de quedas de água efervescentes.



7 MARAVILHAS - PRAIAS DE PORTUGAL
Ao longo de Agosto, a Renascença lançou diariamente uma reportagem sobre as 21 candidatas às "7 maravilhas - praias de Portugal". Pode ver AQUI a listagem individual de todas as reportagens publicadas. Para consultar o método de votação, basta ir AQUI.