Tempo
|

Papa é esperado com entusiasmo em Cuba

26 mar, 2012 • Aura Miguel

Motivo oficial da visita é o jubileu dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem da Caridade del Cobre.

Papa é esperado com entusiasmo em Cuba
Em Cuba está tudo preparado para a visita de Bento XVI, que deverá chegar ao fim da tarde ao aeroporto de Santiago. Os activistas dos direitos humanos prometem aproveitar a ocasião para protestar contra a repressão política que se vive no país.
No terceiro dia da sua visita à América Latina, Bento XVI parte hoje do México em direcção a Cuba.

O voo de partida está marcado pra as 9h locais, 16h em Lisboa. Antes o Sumo Pontífice deverá discursar perante o presidente mexicano e autoridades de Estado.

Quatro horas mais tarde, quando em Portugal forem 20h, Bento XVI aterra em Santiago de Cuba onde será recebido pelo presidente Raul Castro. A entrada no país por Santiago e não por Havana não é por acaso. É aqui que se encontra o santuário da padroeira do país, dedicado à Virgem da Caridad del Cobre, cujo jubileu dos 400 anos é o motivo oficial da visita. O Papa vai visitar este santuário amanhã.

Depois dos discursos oficiais Bento XVI dirige-se à praça principal da cidade, para celebrar missa. Prevê-se uma grande afluência de população.

Esta é a primeira vez que Bento XVI visita Cuba, mas o seu antecessor João Paulo II fez história ao visitar a ilha em 1998.