Tempo
|

Papa inicia hoje visita ao México e depois vai a Cuba

23 mar, 2012 • Aura Miguel

Acompanhe a visita de Bento XVI nos próximos dias e ouça as reportagens da jornalista da Renascença Aura Miguel.

Papa inicia hoje visita ao México e depois vai a Cuba

É a segunda vez que Bento XVI visita a América Latina, o chamado “continente da esperança”, que, no entanto, enfrenta fortes desafios quer do ponto de vista social quer até mesmo religioso, uma vez que justamente nos dois países que agora o Papa visita há limitações quanto à liberdade religiosa.

A primeira etapa é o México, país que após seis anos de pontificado acolhe este Papa.

Recorde-se que o primeiro país que Bento XVI visitou na América Latina foi o Brasil em 2007 e os mexicanos ainda esperaram que o Papa os visitasse em 2009 por ocasião do Congresso Mundial da Família, mas é só agora que o sonho se concretiza.

O local escolhido é Leon, a quarta cidade do país, situada no centro geográfico do México. Destaque neste local para o Santuário do Cristo Rei, referência para a identidade católica mexicana.

O mesmo se diga também de Cuba porque Bento XVI começa na segunda-feira a sua etapa pela cidade de Santiago, sede do mais famoso santuário mariano. É ali que há 400 anos se encontra a padroeira de Cuba.

Neste percurso a última etapa será Havana com dois pontos altos: o encontro com o Chefe de Estado e a missa na grande praça da Revolução, o mesmo local onde há 14 anos João Paulo II celebrou perante milhares de fiéis e com Fidel Castro sentado na primeira fila.