Emissão Renascença | Ouvir Online

Fernando J. Regateiro

Força, Portugal

19 jun, 2014 • Fernando J. Regateiro

O sucesso conquista-se com muito trabalho e superação no esforço, com competência, engenho e alguma sorte. No dia anterior ao jogo com a Alemanha, o treinador português, em vez de respirar confiança, veio queixar-se do clima. Exemplo de incompetência.

A fé no sucesso da selecção de Portugal titulada há dias pelo jornal “O Jogo” não bastou para ganhar à selecção da Alemanha. Nem nunca bastará!
O sucesso conquista-se com muito trabalho e superação no esforço, com competência e engenho, muito querer e alguma sorte. Porque, até a sorte se constrói com os ingredientes antes referidos.

Veja-se um exemplo de incompetência. No dia anterior ao jogo com a Alemanha, o treinador português, em vez de respirar confiança, veio queixar-se do clima! E com razão: iria haver, de facto, um clima para os portugueses e outro para os alemães!... Os alemães tinham sido competentes no planeamento da adaptação dos jogadores e tinham passado largos dias a suar as estopinhas nas condições de calor e humidade que iriam encontrar à hora do jogo. Os portugueses tinham-se quedado pelos Estados Unidos e tinham chegado poucos dias antes, cansados por longa viagem!

O resultado foi o que se viu: Alemanha 4, Portugal 0. A selecção de Portugal foi uma equipa frágil, nervosa, a jogar mal, que não marcou. E isto, sem entrar em linha de conta com as escolhas dos jogadores nem com a arbitragem, áreas que deixo aos “experts”!

Mas, a “Mannschaft” é história. Agora, e já bem adaptados ao meio, temos de vencer e convencer, contra os Estado Unidos. O futuro e o respeito pelos portugueses, a tal obriga.

Força, Portugal!