Emissão Renascença | Ouvir Online

Daniel Bessa sugere mais horas de trabalho sem aumento de salários

13 out, 2011

Entrevistado pela Renascença, o economista faz uma análise à actual conjuntura económica do país.

Daniel Bessa sugere mais horas de trabalho sem aumento de salários
O ex-ministro da Economia do Governo de António Guterres defende que a solução para a crise económica passa por exigir aos funcionários das empresas exportadoras, pelo menos mais uma hora de trabalho por dia. O economista, que é também director-geral da COTEC Portugal, participa hoje no VII Encontro COTEC Europa, em Génova, onde vão estar também o Presidente da República Cavaco Silva, o Presidente da República italiano e o rei Juan Carlos.
No dia em que o Orçamento do Estado para o próximo ano é aprovado em Conselho de Ministros, o director-geral da COTEC Portugal, Daniel Bessa, sugere que, em nome do crescimento económico, se aumente as horas de trabalho nas empresas exportadoras.

“Acho que nas empresas viradas para os mercados exteriores, para serem capazes de produzir e vender mais barato aqui e ali, era vantajoso e um estímulo ser-lhes dada a possibilidade de aumentar o horário de trabalho até uma hora a mais, por exemplo”, afirma à Renascença, adiantando que esse aumento horário não seria acompanhado de um aumento de salário.

Sobre a proposta de Orçamento para 2012, hoje aprovada em Conselho de Ministros, desabafa que pior do que este, só o próximo. “É pior do que qualquer um daqueles que já conheci e só não será pior do que o de 2013. Mas sobre isso ainda não estamos a falar. Quando chegarmos a 2013 será pior, provavelmente”, antevê.

Daniel Bessa considera ainda que os transportes públicos vão ficar mais caros e que nem todas as empresas vão sobreviver.

“Não haverá outra solução que não seja uma subida grande no preço dos transportes, porque, claro que se pode reduzir os custos, mas aí começa a diminuir o serviço. Estou convencido de que vai haver menos transportes públicos e os que vão continuar vão ser mais caros. Não há milagres”, afirma.

Sobre o acordo com a “troika”, deixa um conselho: “Temos que fazer o que nos mandaram”.

Hoje, decorre na cidade italiana de Génova o oitavo Encontro COTEC Europa, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.