O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|

Avião de Morales já voa a caminho da Bolívia

03 jul, 2013

Ministério dos Negócios Estrangeiros esclarece que o sobrevoo do espaço aéreo nacional foi autorizado, tendo-se mantido a interdição de aterragem por “considerações técnicas”.
O avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, já está a caminho de La Paz depois de ter ficado retido até esta quarta-feira de manhã, em Viena, na Áustria, porque vários países, entre eles Portugal, não autorizaram uma aterragem de reabastecimento.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português já esclareceu que o sobrevoo do espaço aéreo nacional foi autorizado, tendo-se mantido a interdição de aterragem por considerações técnicas que o Governo não esclareceu.

As razões estarão relacionadas com suspeitas de que estivesse a bordo o norte-americano Edward Snowden, que revelou ao mundo a operação de espionagem em massa levada a cabo pelos Estados Unidos.

A presença de Snowden não se confirmou. Ao que tudo indica, continua em Moscovo, mas a polémica sobre a proibição do voo de Morales está instalada. Em La Paz decorrem várias manifestações frente às representações diplomáticas dos países envolvidos, incluindo Portugal.