Emissão Renascença | Ouvir Online

Utentes de Amadora e Sintra perdem serviço da Segurança Social

26 fev, 2013

O alerta é do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, que avisa que outros serviços podem fechar portas até ao Verão.

A Segurança Social vai fechar o serviço de verificação de incapacidades da Amadora, a partir do dia 1 de Abril, avança o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores.

Os serviços já terão sido informados da transferência de trabalhadores e dos utentes de Amadora e de Sintra para Lisboa.

O sindicalista Luís Esteves acusa a Segurança Social de estar a criar problemas a pessoas com grandes dificuldades de mobilidade e a afastar-se cada vez mais dos utentes.

“Este tipo de utentes são pessoas com problemas de saúde graves, alguns deles com dificuldades de locomoção, que vão ter que se deslocar até Lisboa, vindos da Amadora e de Sintra. Aquilo que nós temos estado a dizer ao longo do tempo é que a Segurança Social vai insistindo em afastar os utentes dos serviços.”

Depois do serviço de verificação de incapacidades da Amadora, outros serviços da Segurança Social podem fechar portas no Verão, adverte o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores. 

Luís Esteves diz que uma das razões é a falta de pessoal, devido ao elevado número de aposentações que tem ocorrido nos últimos anos.

“Já no ano de 2011 houve uma saída a nível nacional de 700 trabalhadores, em 2012 foram cerca de 800 pessoas que saíram, este ano prevê-se que até ao meio do ano haja também uma leva enorme de trabalhadores a sair”, explica o sindicalista.

A Renascença aguarda ainda resposta do Instituto de Segurança Social para esclarecimentos sobre estes possíveis encerramentos.