Emissão Renascença | Ouvir Online

Vários desaparecidos e nove mortos é o último balanço do tsunami nas Ilhas Salomão

07 fev, 2013

Depois do tsunami, provocado pelo sismo de intensidade oito na escala de Richter, seguiram-se cerca de 40 réplicas. Cerca de 3.500 pessoas foram afectadas pela catástrofe natural que destruiu cerca de 70 habitações.

Vários desaparecidos e nove mortos é o último balanço do tsunami nas Ilhas Salomão
As autoridades das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, elevaram para nove o número de mortos causados pelo sismo seguido de tsunami que abalou o arquipélago na quarta-feira. O comissário da polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, afirmou, em declarações à televisão neozelandesa TVNZ que também há várias pessoas dadas como desaparecidas e um número indeterminado de feridos no hospital.

Equipas médicas e de salvamento estão a caminho da ilha de Santa Cruz, a mais afectada, enquanto as autoridades tentam reparar a pista do aeroporto de Lata, capital provincial, de forma a facilitar a chegada de ajuda humanitária.

"Lamentavelmente, muitas casas foram destruídas e um par de aldeias completamente arrasadas e, por esse motivo, precisamos de retirar as pessoas o mais depressa possível", detalhou.

Cerca de 3.500 pessoas foram afectadas pela catástrofe natural que destruiu cerca de 70 habitações, indicaram fontes da organização World Vision, em declarações ao mesmo canal.

A agência de promoção de investimentos filipina PEZA disse que Lata carece de água potável e que quatro escolas foram destruídas na sequência do tsunami que afectou 13 aldeias e deixou cobertas de escombros as estradas que as ligam à capital provincial.

Depois do tsunami, provocado pelo sismo de grau oito na escala de Richter, seguiram-se cerca de 40 réplicas com uma intensidade de até 7, as quais se prolongaram até hoje nas Salomão.

Este arquipélago situa-se sobre o chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona com grande actividade sísmica e vulcânica, sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos, a maioria dos quais moderados.