Emissão Renascença | Ouvir Online

Há "risco real" de o mosquito transmissor da dengue chegar ao continente

26 dez, 2012

Está montado um esquema para a rápida detecção do mosquito. Na Madeira, mais de duas mil pessoas foram infectadas.

Depois da Madeira, há o risco real de o mosquito transmissor da dengue entrar em Portugal continental. O alerta parte da Rede de Vigilância de Vectores, do Instituto Ricardo Jorge.

No continente está montado um esquema para a rápida detecção do mosquito, principal responsável pelo surto da dengue na ilha, onde mais de duas mil pessoas foram infectadas.

Maria João Alves, directora da Rede, considera haver condições para o mosquito voltar ao sul da Europa: "Há o risco real de o mosquito chegar, até porque já cá esteve até finais dos anos 40, anos 50. Se ele for introduzido, há de facto risco, talvez inferior ao da Madeira, porque as temperaturas são mais rigorosas no Inverno".

Até ao momento, não foi localizado o mosquito responsável pela doença. Maria João Alves garante que as autoridades de saúde estão atentas para poder agir de imediato. Actualmente, a rede de vigilância está especialmente atenta aos portos e aeroportos nacionais.

A Direcção-Geral da Saúde lembrou recentemente que a dengue não se transmite de pessoa para pessoa, mas sim apenas pela picada dos mosquitos infectados com o vírus, e sublinha que o uso de repelentes de insectos é uma medida essencial na prevenção.