Emissão Renascença | Ouvir Online

GNR surpreendida com venda de quartéis

25 out, 2012 • Celso Paiva Sol

Ministério da Defesa vai vender imóveis. Na lista há cinco instalações cedidas à GNR e todas elas actualmente ocupadas, algumas de grande importância para aquela força de segurança.

A GNR foi totalmente surpreendida pela divulgação da lista de imóveis que o Ministério da Defesa vai colocar à venda.

Na lista, há cinco instalações que estão cedidas à GNR e todas elas actualmente ocupadas, sendo algumas até de grande importância para a força de segurança.

O Comando Geral da GNR não conhecia a intenção do Ministério da Defesa de vender as cinco instalações que constam da lista e já pediu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna.

Pelo menos três dos imóveis da lista são de importância estratégica para a Guarda: o Quartel de Sá, em Aveiro, onde está instalado o comando territorial da cidade; o Quartel da Lapa, na Figueira da Foz, onde há muitos anos funciona um dos centros de formação da GNR dependente da Escola Prática de Queluz; e o Quartel de Penafiel, que tem uma dimensão significativa.

Além destes três casos, vão para venda o Paiol de Penafiel e o Posto de Tavares, em Lisboa.

Porque desconhecia qualquer plano de alienar esse património, a GNR não tem alternativa e espera agora que alguém lhe explique o que fazer, caso as instalações sejam entretanto vendidas.