O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|

Cavaco alerta para "relevância do investimento estrangeiro de qualidade"

21 set, 2012

Em Évora, na inauguração de duas fábricas, o Presidente da República mostrou-se convicto de que “Portugal tem capacidades para ser bem-sucedido”.
O Presidente da República, Cavaco Silva, chamou esta sexta-feira a atenção para "a relevância crucial do investimento estrangeiro de qualidade para a resolução efectiva dos desequilíbrios que têm afectado" Portugal.

"Não se trata de uma mensagem utópica, mas sim de uma profunda convicção de que Portugal tem capacidades para ser bem-sucedido", disse o chefe de Estado ao discursar, em Évora, na cerimónia de inauguração de duas fábricas da construtora aeronáutica brasileira Embraer.

Cavaco Silva realçou que "cabe também ao Presidente da República contribuir para a criação de um clima favorável e construtivo e para a melhoria da imagem do país no exterior".

Estes são, afirmou, "requisitos indispensáveis para vencer os desafios do presente".

"Nos últimos anos", segundo o Chefe de Estado, Portugal "tem apresentado resultados favoráveis no domínio do investimento estrangeiro e, mais recentemente, o mesmo se tem verificado a nível das exportações e dos saldos externos".

"Apesar de tudo, estes resultados são ainda insuficientes e de algum modo precários", sublinhou.

As duas fábricas da Embraer inauguradas hoje implicam um investimento global de 177 milhões de euros e a criação de várias centenas de postos de trabalho.