Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal

Um país com boas estradas, mas com falhas na justiça

05 set, 2012

Estudo internacional sublinha que o Estado desperdiça dinheiro e fala num sistema judicial "altamente influenciado".

O relatório do Fórum Económico Mundial de 2012 refere que Portugal tem das melhores infra-estruturas rodoviárias do mundo, que é um país seguro, mas sublinha que o páis tem um longo caminho a percorrer na Justiça.

O documento - que vai ser hoje debatido em Lisboa por várias personalidades - indica, por exemplo, que Portugal está em quarto lugar a nível mundial no que se refere à sua infra-estrutura rodoviária, uma lista liderada pela França, Emirados Árabes Unidos e Singapura.

Já em termos globais da qualidade das infra-estruturas, que inclui sectores como energia, telecomunicações e transportes, o país ocupa no 11 º posto num total de 144 países.

O relatório adianta que o sistema judicial é "altamente influenciado" pelos governos, empresas e cidadãos e neste ponto Portugal atingiu o 67º lugar.

País seguro
Quando são feitas questões sobre segurança, desde crime organizado, terrorismo e violência, o país é considerado pelos que responderam ao inquérito como um dos mais seguros do mundo.

Em termos de influência na economia do crime e violência, Portugal ocupa o 15º posto em 144 países, o 18º lugar quando se fala de terrorismo e o 26º na lista.

Desperdício de dinheiro
Já no que se refere à forma como os governos desperdiçam dinheiro, a maneira como favorecem empresas e cidadãos de uma forma irregular ou como são transparentes nas suas políticas, Portugal está também mal colocado e atrás de países como o Burkina Faso, a Mauritânia ou mesmo Cabo Verde.

Em termos de desperdício de dinheiro por parte dos governos, o país está no 133º posto em 144 países, no que se refere a favoritismos às empresas e cidadãos atinge o 67º lugar e na transparência ocupa o 71º lugar, logo atrás de Moçambique.

Refira-se ainda que, em termos de subornos e corrupção, a posição é bastante melhor, atingindo Portugal o 34 º lugar.

O relatório do Fórum Económico Mundial de 2012, divulgado hoje, indica que Portugal caiu quatro lugares na lista dos países mais competitivos em termos económicos, passando para 49º este ano.