Tempo
|

Jerusalém

Óculos especiais para ver mulheres… desfocadas

10 ago, 2012

Homens judeus da comunidade ultra-ortodoxa recorrem a todos os meios para evitar ter de olhar para mulheres vestidas de forma “pouco modesta”.

Os homens de algumas comunidades ultra-ortodoxas judaicas, em Jerusalém, estão a recorrer a formas peculiares para evitar ter de cair em tentação ao olhar para mulheres vestidas de forma pouco modesta.

A última novidade são uns óculos especiais que permitem uma visão clara para alguns metros à frente da pessoa, mas desfocam tudo o que está para além disso.

Os judeus ultra-ortodoxos evitam qualquer contacto com pessoas do sexo oposto, salvo os cônjuges e familiares directos. Nalguns bairros é promovida a segregação completa dos sexos, com passeios separados, lugares distintos nos autocarros e sinais nas paredes a exortar as mulheres a cobrirem os pescoços, braços e pernas. 

Já os cartazes publicitários são censurados, sendo as figuras femininas provocantes retiradas, equanto que nos jornais destas comunidades, não são publicadas fotografias de mulheres.

Os óculos, vendidos por cerca cinco dólares, são disponibilizados pelos membros das “patrulhas da modéstia”, grupos não oficiais que fiscalizam a indumentária e o cumprimento das regras religiosas que dizem respeito a esta área.