Emissão Renascença | Ouvir Online

TDT

Canal Parlamento vai estar disponível em sinal aberto

14 jun, 2012

Proposta foi aprovada por todos os partidos.

Canal Parlamento vai estar disponível em sinal aberto

Os partidos com assento parlamentar aprovaram esta quinta-feira um projecto de resolução conjunto que altera a lei da televisão e permite que o canal Parlamento (AR TV) passe a ser transmitido em sinal aberto na televisão digital terrestre (TDT). 
 
O projecto de resolução, assinado pelo PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e Verdes, esteve em discussão em plenário na Assembleia da República. 
 
Todos os partidos elogiaram o consenso encontrado junto de todas as bancadas para que o canal Parlamento seja emitido de forma gratuita. 
 
"O presente projecto-lei contém uma ligeira alteração à lei anterior", afirmou Nuno Encarnação, deputado social democrata e presidente do canal Parlamento, que adiantou que esta alteração não irá mudar a forma nem a gestão da AR TV. 
 
A Assembleia da República irá disponibilizar o seu sinal de vídeo para que o canal Parlamento seja transmitido na plataforma TDT. 
 
Na sua intervenção, Nuno Encarnação enalteceu "o entendimento de todos os partidos políticos".  
 
O canal Parlamento "tem dado a conhecer a todos os portugueses o trabalho que todos fazemos. [A transmissão do canal Parlamento em sinal aberto] será, sem dúvida, o veículo de maior visibilidade, quase 10 anos depois" da sua criação. 
 
Inês de Medeiros, do PS, salientou que "o canal Parlamento não é um canal como os outros", mas sim um prestador de serviços. 
 
“A efectivar-se [a sua transmissão na TDT] estamos perante um importante contributo entre os cidadãos e a actividade parlamentar", sublinhou a parlamentar.
 
Para Hugo Almeida, do CDS-PP, "esta é uma excelente notícia".  Com este projecto de resolução "damos um passo importantíssimo entre os cidadãos e a política", disse, acrescentando que este é um canal "informativo, formativo e convidativo". 
 
Segundo Bruno Dias, do PCP, "esta é uma boa decisão que só peca por ser tardia" e representa "um avanço positivo e um contributo para a cidadania".
 
Também Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), partilhou da posição, ao afirmar que a "decisão é importante". 
 
Já o deputado dos Verdes, José Luís Ferreira, sublinhou "o consenso à volta desta matéria". 
 
Desde o final de Abril que as emissões televisivas em sinal aberto são digitais (TDT).