Emissão Renascença | Ouvir Online

Caso Rosalina Ribeiro avança no Brasil com Duarte Lima em casa

30 mai, 2012 • Liliana Monteiro

Na fase de instrução, que hoje começa, vão ser ouvidas algumas testemunhas apresentadas pela investigação e pela defesa de Duarte Lima, que está de pulseira electrónica e não vai ser interrogado pelo juiz.

Caso Rosalina Ribeiro avança no Brasil com Duarte Lima em casa
Começa esta quarta-feira, no Brasil, a fase de instrução do caso da morte de Rosalina Ribeiro, em que Duarte Lima é o principal suspeito. Nesta fase, vão ser ouvidas algumas testemunhas de defesa e de acusação, num processo em que vai estar ausente o advogado português, preso em casa.

O caso que deu a Duarte Lima uma pulseira electrónica está relacionado com suspeitas de burla ao BPN, mas, do outro lado do Atlântico, é a morte de Rosalina Ribeiro que envolve o seu nome.

A audiência de instrução está marcada para o final da tarde (hora de lisboa), no Tribunal de Saquarema.

Durante a investigação, Duarte Lima não respondeu às cerca de 200 questões da polícia brasileira enviadas por carta rogatória a Portugal.

Hoje, as testemunhas indicadas pelo arguido devem falar sobre o que fez o antigo deputado do PSD no dia em que morreu Rosalina Ribeiro, a 7 de Dezembro de 2009.

As autoridades brasileiras consideram que o advogado matou a vítima a tiro, porque ela se recusou a assinar um documento que o ilibava do desvio de milhões de euros da herança do multimilionário Lúcio Thomé Feteira.

No final da fase de instrução, o juiz do Tribunal de Saquarema decide se Duarte Lima deve, ou não, ser julgado pela justiça brasileira.