Emissão Renascença | Ouvir Online

Cinema

Actores, produtores, músicos. Não faltam portugueses em Cannes

16 mai, 2012 • Catarina Santos

Arranca esta noite o Festival de Cinema de Cannes e, à 65ª edição, não faltam nomes portugueses na cidade da costa azul francesa, entre actores, produtores e músicos.

Actores, produtores, músicos. Não faltam portugueses em Cannes
Arranca esta quarta-feira o Festival de Cinema de Cannes e, à 65ª edição, não faltam nomes portugueses na cidade da costa azul francesa, entre actores, produtores e músicos. Até dia 27, não faltam também estrelas a fazer as delícias dos fotógrafos, guiadas por uma espécie de "estrela mãe": a figura de Marilyn Monroe estará em destaque por todo o festival, nos 50 anos da sua morte. O evento decorre até dia 27 de Maio.
Entre os 22 filmes candidatos à Palma de Ouro, destaque para Michael Haneke, que regressa à competição depois de ter vencido a Palma de Ouro com "Laço Branco", em 2009, ao lado de João Salaviza. O novo filme, "Amour", junta no elenco Rita Blanco a Isabel Huppert.

Está lá também "Cosmopolis", de David Cronenberg, produzido por Paulo Branco. O filme levará a Cannes os portugueses Dead Combo, que actuam na festa da estreia mundial, a 25 de Maio.

E os nomes sonantes não se ficam por aqui: Jacques Audiard, Leos Carax, Abbas Kiarostami ou Ken Loach têm novidades para colocar à apreciação de um júri presidido por Nanni Moretti.
 
Fora da competição, na Quinzena dos realizadores, há um regresso português. Pelo segundo ano consecutivo, o luso-descendente Basil da Cunha volta a estar presente na selecção, com o filme "Os Vivos Também Choram", filmado em Lisboa e com José Pedro Gomes no elenco.

Há ainda outro português no evento, mas do lado dos avaliadores: o realizador João Pedro Rodrigues preside ao júri das curtas-metragens na semana da crítica.

Claro que um festival não se faz só em salas escuras, muito menos numa cidade como Cannes. Até dia 27, não faltam estrelas a fazer as delícias dos fotógrafos, como Brad Pitt, Angelina Jolie, Reese Witherspoon, Bruce Willis, Sean Penn ou Nicole Kidman. Todos guiados por uma espécie de "estrela mãe": a figura de Marilyn Monroe estará em destaque por todo o festival, nos 50 anos da sua morte.

A abertura faz-se esta noite, com a comédia "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson. O evento decorre até dia 27 de Maio.