Ouvir Emissão
Acabou de Tocar BLONDIE - HEART OF GLASS Acabou de Tocar

Últimas NotíciasPaísMundoPolíticaEconomiaReligiãoCulturaSaúde e CiênciaInfo A-ZEspeciaisPodcast

Manuel Maria Carrilho

“Política cultural em Portugal tornou-se uma área sob amnésia”

  • Áudio M.M.Carillho critica estado actual da Cultura

Numa crítica extensiva à governação da última década, o antigo ministro sustenta que, na última década o Estado se demitiu das suas responsabilidades na cultura.
14-04-2012 0:28 por Júlio Almeida

“A política cultural em Portugal tornou-se uma área que está sob amnésia. Não se sabe o que é, nem o que existe”. Manuel Maria Carrilho foi muito cáustico numa conferência na Universidade de Aveiro, ao abordar as perspectivas depois do fim do Ministério da Cultura, uma das primeiras decisões do Governo PSD-CDS e que tornam-se ainda mais negras com a dotação financeira da Secretaria de Estado.

O ex-ministro da Cultura acusa o Governo PSD-CDS de não ter uma política cultural. Numa crítica extensiva também à governação de José Sócrates, o antigo ministro sustenta que, na última década o Estado se demitiu das suas responsabilidades na cultura.

“Olho para o orçamento da Cultura e tenho um arrepio. É um orçamento indigente para as obrigações culturais do Estado, que se assemelha ao da Ópera de Paris. Pensar que o mecenato ajuda a resolver é uma ideia piedosa, em período de dificuldade económica", comentou.

O professor de Filosofia, que foi incumbido em 1995 pelo ex-primeiro-ministro António Guterres de criar o Ministério da Cultura, declara que “todas as inovações feitas pelo Governo António Guterres foram destruídas pelo Governo de José Sócrates”.

A decisão governamental de parar a barragem do Vale do Côa para preservar as gravuras rupestres, hoje, seria muito difícil ou mesmo impossível. Confidencias feitas por antigos primeiro ministros a Manuel Maria Carrilho, a que o próprio recorre para mostrar a perda de influência da cultura. 

PARTILHAR

  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
Dicas para poupar na marcação de férias e viagens



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO