Tempo
|

O IRS não é um "monstro". Saiba como poupar

11 abr, 2012 • Ana Lisboa

Dados oficiais das Finanças e do INE mostram que os contribuintes desperdiçam, em média, cerca de 450 euros.

O IRS não é um "monstro". Saiba como poupar

Quem passou recibos verdes a apenas uma entidade em 2011 pode ter vantagens se declarar esses rendimentos como trabalho por conta de outrem. 

“Isto é algo que é perfeitamente legal, está contemplado na legislação fiscal”, explica Celso Pinto, autor do projecto Modelo 3, um portal na Internet, lançado há pouco mais de um mês, e que ajuda a preencher e a fornece dicas para poupar no IRS.

Com base em dados oficiais das Finanças e do Instituto Nacional de Estatística (INE), verificou-se que o contribuinte desperdiça, em média, cerca de 450 euros e, com estas sugestões de optimização do IRS, poderá haver um aumento do reembolso de cerca de 150 euros.

Numa altura em que decorre a entrega do IRS, o site Modelo 3 propõe fazer todas as contas automaticamente e ajudar a aumentar o reembolso dos contribuintes.

Este serviço na Internet apresenta de imediato o resultado da simulação do IRS, ajuda a aumentar o reembolso dos contribuintes, aproveitando os benefícios fiscais menos conhecidos e até dá sugestões de poupança.

“Durante o preenchimento, o Modelo 3 vai sugerindo algumas opções que as pessoas devem ter em conta quando fazem a entrega e também emite algumas sugestões de poupança para que no caso deste ano não conseguirem obter o máximo reembolso possível, então isso possa acontecer no próximo ano”, diz o autor do projecto Modelo 3.

Celso Pinto dá como exemplo “algumas despesas que não sabíamos que era possível declarar e o Modelo 3 torna tudo bastante óbvio, apresenta um conjunto de despesas menos comuns para que as pessoas possam entender que podem recuperar ali algum dinheiro”.

Este novo serviço online vem facilitar o preenchimento do IRS. Basta indicar os valores referentes aos seus rendimentos e despesas que teve ao longo do ano e o Modelo 3 cria a declaração pronta para ser entregue no Portal das Finanças de forma 100% compatível.

Os contribuintes interessados podem aceder a este site através da morada www.modelo3.pt e não é preciso instalar qualquer programa, basta fazer o registo na modalidade gratuita e começar a utilizar.

Tudo será mais rápido com a novidade de importar directamente do Portal das Finanças a sua declaração pré-preenchida, cujos dados não ficam registados neste site.

O portal Modelo 3 pretende internacionalizar-se. O objectivo é servir cerca de 140 milhões de pessoas em países como Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Itália, onde não existe este serviço inovador.