O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|

Fumadores produzem menos 10% que os não fumadores

27 mar, 2012

Estudo indica que um fumador faz, em média, 80 minutos de pausas diárias para fumar num dia de trabalho.
Os trabalhadores fumadores produzem, em média, menos 10% que aqueles que não fumam, segundo um estudo do Conselho Nacional para a Prevenção do Tabagismo (CNPT) divulgado esta terça-feira.

O CNPT, que estabeleceu uma relação entre o tabagismo e a produtividade profissional, indica também que um fumador faz, em média, 80 minutos de pausas diárias para fumar num dia de trabalho.

Tendo por base um estudo de observação que apurou o tempo correspondente às pausas diárias de um fumador, o CNPT concluiu que uma pessoa que fume um maço de tabaco por dia faz, em média, cerca de oito pausas de 10 minutos durante uma jornada diária de trabalho de oito horas, despendendo 80 minutos, o equivalente a mais de 10% das horas de trabalho.

Um em cada quatro portugueses é fumador, ou seja, 2,5 milhões. Em média, segundo o Eurobarómetro de 2010, fumam 14 cigarros por dia.

Os dados referem igualmente que o número de portugueses que pretende deixar de fumar tem vindo a aumentar, sobretudo por motivos económicos. Dos 32% que tentaram largar o vício nos últimos quatro anos, apenas 5% conseguiu fazê-lo.