Emissão Renascença | Ouvir Online

Gripe

Gripe A contaminou menos pessoas que gripe sazonal

29 jan, 2010

A gripe A teve uma evolução diferente da prevista e contaminou, até agora, menos gente do que a gripe sazonal.

Gripe A contaminou menos pessoas que gripe sazonal
Os dados são da rede de médicos sentinela – profissionais que acompanham a evolução destas e outras doenças.

Portugal regista actividade gripal quase nula, diz Isabel Falcão

Ao contrário do que é habitual nesta altura do ano, o país regista poucos casos de gripe e, no que toca ao vírus H1N1, não só o pico da infecção aconteceu mais cedo, como houve, neste Inverno, menos pessoas contaminadas.


A gripe A apareceu tal como desapareceu: quase de repente. Portugal regista, neste momento, uma actividade gripal quase nula, ao contrário do que costuma acontecer com a gripe sazonal.

O pico de gripe A ocorreu antes do que é normal e desapareceu antes do que é habitual. Além disso, em comparação com a gripe sazonal do ano anterior, o vírus da pandemia contaminou menos gente.


Enviado da OMS fala em Lisboa sobre gripe A

O conselheiro especial da Organização Mundial de Saúde OMS, Keiji Fukuda, participa hoje na conferência sobre doenças infecciosas, a decorrer em Lisboa.

O debate sobre a primeira pandemia do século XXI será moderado pelo director-geral de Saúde, Francisco George, e por Pereira Miguel, presidente do Instituto Ricardo Jorge.

Na sua intervenção, o responsável da OMS abordará o impacto do vírus influenza na gestão dos serviços de saúde mundiais e nas populações.