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Há 18 milhões de euros em cauções dos contadores por reclamar. Este site dá uma ajuda

09 set, 2015

Deco lança esta quarta-feira uma plataforma online para ajudar os clientes de água, luz e gás a recuperar dinheiro dos contratos celebrados antes de 1999.

Há 18 milhões de euros em cauções dos contadores por reclamar. Este site dá uma ajuda

Há 18 milhões de euros em cauções de serviços de água, luz e gás canalizado que podem ser reclamados pelos consumidores até ao final do ano. Para facilitar a recuperação deste dinheiro, a Deco lança agora o site www.dinheirodoscontadores.pt.

A ferramenta online pretende agilizar a restituição das cauções pagas em contratos de serviços públicos, celebrados antes de 1999, explica à Renascença a directora-geral da Deco.

“Queremos com esta iniciativa criar e despertar a consciência dos consumidores para a necessidade de exigir um dinheiro que é seu, mas também ajudar os consumidores a recuperar esse dinheiro através de um processo simples, gratuito e de uma forma muitíssimo acessível”, sublinha Ana Tapadinhas.

Os consumidores devem aceder ao site www.dinheirodoscontadores.pt e inserir alguns dados, como a morada do contrato de fornecimento à data e o nome do titular do contrato.

“A partir daí, a Deco desenvolverá um normal processo de mediação, contactando as entidades prestadores destes serviços no sentido de saber se, efectivamente, aquele consumidor tem direito à restituição da caução”, refere a directora-geral da associação de defesa do consumidor.  

O dinheiro das cauções está à guarda da Direcção-geral dos Consumidores. Ao todo, são cerca de 18 milhões de euros que estão por distribuir por quem pagou caução.

Os consumidores têm até 31 de Dezembro para pedir a restituição dos valores pagos pelas cauções de serviços de água, luz e gás canalizado.

O Ministério da Economia voltou a alterar este ano o regime jurídico das cauções, obrigando as entidades prestadoras dos serviços públicos a publicarem na Internet as listas de consumidores que ainda não reclamaram as cauções.