Tempo
|

Rússia e Venezuela querem petróleo nos 70 dólares

03 set, 2015

O preço do petróleo venezuelano está actualmente a 36,48 dólares o barril.

Rússia e Venezuela querem petróleo nos 70 dólares

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Rússia, Vladimir Putin, chegaram a acordo para avançar com várias iniciativas para tentar estabilizar os preços internacionais do barril de petróleo até ao mínimo de 70 dólares.

O acordo foi anunciado por Nicolás Maduro numa conferência de imprensa realizada após uma reunião realizada em Pequim, onde os dois chefes de Estado assistiram ao desfile militar comemorativo do 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

"É necessário desenvolver uma nova estratégia de coordenação para a defesa do mercado petrolífero. A queda do preço do petróleo prejudica não apenas os produtos de crude mas todos os investidores deste campo (área), no mundo inteiro, incluindo nos Estados Unidos", disse Nicolás Maduro aos jornalistas.

Por outro lado, precisou que os estados membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia partilham a posição de que a economia mundial precisa que o petróleo tenha um preço sólido, que garanta os investimentos e desenvolvimento energético para os próximos 50 anos.

"O preço do petróleo deve estar acima dos 70 dólares o barril", frisou.

No passado dia 21 de Agosto o Presidente Nicolás Maduro alertou a população para as consequências da descida do preço do barril de petróleo, ao mesmo tempo que apelou aos venezuelanos a "cuidarem do que têm", para continuar com os programas de assistência social.

Dados divulgados pela empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA dão conta que o petróleo venezuelano está actualmente a 36,48 dólares o barril.

Em 2013 e 2014 o preço médio de venda do barril de petróleo venezuelano foi de 98,08 e 88,42 dólares respectivamente.

A actividade petrolífera constitui a principal fonte de receitas da Venezuela.