Tempo
|

Católicos celebram pela primeira vez Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

01 set, 2015 • Aura Miguel

Francisco aceitou sugestão dos ortodoxos para rezar pelo futuro da criação, um novo passo na aplicação da encíclica ecológica "Louvado Sejas".

Católicos celebram pela primeira vez Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

O Papa Francisco instituiu, a partir desta terça-feira, o dia 1 de Setembro como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
 
Os ortodoxos sugeriram e o Papa aceitou. A ideia surgiu no dia do lançamento da encíclica "Laudato Si" (Louvado Sejas) quando o representante do Patriarca Bartolomeu de Constantinopla desafiou a Igreja Católica a juntar-se aos ortodoxos, que, há anos, a 1 de Setembro, rezam pelo futuro da criação.

É mais um passo na aplicação daquela encíclica na qual o Papa apela a uma "conversão ecológica". Em tempo de crise, todos os cristãos enfrentam idênticos desafios e são chamados a dar testemunho contra o consumismo, a cultura do desperdício, a exploração e esbanjamento dos recursos naturais.

Francisco propõe que se reze pelo futuro da casa comum e pela conversão ecológica.

Para este dia, a Santa Sé convida a retomar as orações que o Papa escreveu no final da encíclica, para cristãos e não só. Francisco dá o exemplo, presidindo esta terça-feira a uma liturgia em defesa da criação na Basílica de São Pedro.

Duas orações do Papa em defesa da Criação