Emissão Renascença | Ouvir Online

Estado Islâmico arrasa património da Humanidade na Síria

31 ago, 2015

Principal edifício do templo de Bel, na cidade de Palmira, foi destruído pelos jihadistas.

Estado Islâmico arrasa património da Humanidade na Síria

A ONU anuncia que imagens obtidas por satélite confirmam a destruição do templo de Bel, jóia da cidade antiga de Palmira, no deserto da Síria.

"Podemos confirmar a destruição do principal edifício do templo de Bel, e de uma colunata nas imediações", disse a instituto para a formação e investigação da ONU (UNITAR), depois de ter comparado imagens de satélite antes e depois de uma poderosa explosão registada nas ruínas da cidade antiga.

Este é a segunda acção de destruição, numa semana, do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra um templo de Palmira.

A organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres mas que recolhe as informações junto de uma vasta rede de militantes no terreno, tinha afirmado que o grupo terrorista fez explodir, no domingo, o interior do templo de Bel.

Palmira, situada na província de Homs, no centro da Síria, é património da Humanidade. Foi conquistada em maio pelo EI, que já destruiu vários locais arqueológicos no Iraque, país vizinho da Síria.



Foto: Unosat/EPA