Emissão Renascença | Ouvir Online

Adolescente americano condenado a 11 anos de prisão por apoiar Estado Islâmico

28 ago, 2015

Ali Shukri Amin, de 17 anos, assumiu a sua culpa. Sentença foi lida esta sexta-feira no tribunal de Alexandria, na Virgínia.

Um adolescente, natural do estado norte-americano Virgínia, foi condenado pelo tribunal a 136 meses de prisão por apoiar o autodenominado Estado Islâmico.

Ali Shukri Amin assumiu a sua culpa. O jovem de 17 anos admitiu ter conspirado para arranjar material para o grupo terrorista.

Amin reconheceu ter utilizado a rede social Twitter e o seu blogue para dar informações de como utilizar a moeda virtual “bitcoin” para enviar doações aos jihadistas.

A acusação disse que o jovem também ajudou um outro rapaz, Reza Niknejad, a viajar para se juntar ao Estado Islâmico. O grupo terrorista já controla várias zonas no Iraque e Síria, numa campanha de terror marcada por decapitações e massacres.

Se não estivesse a ser julgado, Ali Shukri Amin teria terminado o ensino secundário com mérito.

A sentença foi lida esta sexta-feira no tribunal de Alexandria, na Virgínia.

O departamento que monitoriza as redes sociais e as mensagens dos militantes, revelou que Ali tinha 4.000 seguidores no Twitter e esteve em comunicação com identificados combatentes e recrutadores do Estado Islâmico.

O que atrai os jovens ocidentais ao Estado Islâmico?

O que é o Estado Islâmico?