Emissão Renascença | Ouvir Online

Detidos quatro suspeitos ligados à morte de 71 refugiados na Áustria

28 ago, 2015

Os corpos de 59 homens, oito mulheres e quatro crianças foram encontrados num camião abandonado perto da fronteira com a Hungria.

Detidos quatro suspeitos ligados à morte de 71 refugiados na Áustria
Três pessoas foram detidas na Hungria por suspeitas de ligação à morte de 71 refugiados que foram encontrados dentro de um camião abandonado numa auto-estrada do Leste da Áustria. As autoridades actualizaram o número de mortos, revelando que são 59 homens, oito mulheres e quatro crianças.
Quatro pessoas foram detidas na Hungria por suspeitas de ligação à morte de 71 refugiados que foram encontrados dentro de um camião abandonado numa auto-estrada do Leste da Áustria.

A notícia inicial, avançada pelo jornal austríaco “Krone, dava conta de três suspeitos. Mas a polícia húngara revelou, entretanto, que foram detidos três búlgaros e um cidadão afegão.

As autoridades actualizaram o número de mortos, revelando que são 59 homens, oito mulheres e quatro crianças.

O chefe da polícia acredita que uma parte das vítimas eram migrantes sírios. Foram encontrados “documentos de viagem sírios” entre os corpos em decomposição.

O camião, de 7,5 toneladas e um compartimento de carga com cinco metros, estava parado numa zona especial para avarias da auto-estrada A4, entre o lago Neusiedl e a localidade de Parndorf, no estado de Burgenland, na fronteira com a Hungria. A polícia calcula que as vítimas tenham morrido sufocadas entre 36 e 48 horas antes do camião ter sido encontrado, na quinta-feira, ao meio da manhã.

Dezenas de milhares de refugiados dos conflitos bélicos em diversas regiões do Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram a zona dos Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.

A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona de livre circulação comunitária, Schengen, a partir da qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia. O Governo estima que, até ao final do ano, o país possa receber até 300 mil refugiados.

A Comissão Europeia anunciou quarta-feira uma verba de 1,5 milhões de euros para ajudar os refugiados na Macedónia e na Sérvia. O reforço destina-se a ajuda de emergência e soma-se aos 90 mil euros para assistência humanitária entregues a 31 de Julho à Macedónia e aos 150 mil disponibilizados à Sérvia na quinta-feira passada.

Quantos migrantes atravessaram o Mediterrâneo?
Mais de 300.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram no mar quando tentavam alcançar a Europa, anunciou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"O número de refugiados e migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano já ultrapassou os 300.000, cerca de 200.000 chegaram à Grécia e 110.000 a Itália", contra cerca de 219.000 em 2014, disse uma porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, num encontro com a imprensa.

Fleming acrescentou que cerca de 2.500 migrantes morreram durante a travessia, precisando que o número não inclui os mortos e desaparecidos ao largo da Líbia na quinta-feira no naufrágio de uma embarcação que transportava à volta de 200 pessoas.

[notícia actualizada às 12h00]