Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos delega em Portas debate com Jerónimo

21 ago, 2015 • Eunice Lourenço

Debate alargado com todos os partidos nas televisões está em risco.

Passos delega em Portas debate com Jerónimo

Pedro Passos Coelho delega em Paulo Portas o frente-a-frente com Jerónimo de Sousa, anuncia a coligação, num comunicado em que também põe em causa a realização de um debate alargado com a participação de todos os partidos com representação parlamentar.

Segundo o comunicado, "face à recusa irredutível do PS e do PCP" de aceitarem a participação do CDS nesse debate, a coligação considera que "não estão respeitadas as regras básicas de pluralismo".

Assim sendo, PSD e CDS recusam qualquer modelo para esse debate que não inclua todos os partidos com assento parlamentar. O debate alargado estava previsto para dia 22 de Setembro, já em plena campanha eleitoral.

Já quanto aos debates a dois, previstos para o período anterior à campanha eleitoral, e face também à recusa de PS e PCP na realização de debates frente-a-frente com o CDS, a coligação anuncia que Passos e Portas vão debater com o Bloco de Esquerda, porque este partido aceita fazer frente-a-frente com ambos.

Já no debate com o líder comunista, Jerónimo de Sousa, a coligação será representada por Paulo Portas. "Esta opção decorre directamente do veto apresentado pelo PCP para não aceitar debater individualmente com o CDS/PP, uma vez que alega que este se encontra coligado com o PSD e que, por tal razão, só um representante da coligação, no entendimento do PCP, poderá participar em tais debates", lê-se no comunicado.

A coligação PSD/CDS não põe em causa os debates a dois entre Passos Coelho e António Costa já acertados com as televisões e as rádios, a 9 e a 17 de Setembro.

O comunicado fecha com um agradecimento aos responsáveis das televisões por terem feito "todos os esforços no sentido de garantir o consenso e o mais pleno pluralismo", que "por intransigência do PS e do PCP não foi possível ser alcançado".