Emissão Renascença | Ouvir Online

Incêndio alarmou veraneantes em praia do Algarve

05 ago, 2015

Chamas deflagraram junto à praia da Falésia, entre Albufeira e Vilamoura.

Incêndio alarmou veraneantes em praia do Algarve
Um incêndio junto à praia da Falésia, em Albufeira, está a alarmar os veraneantes. De acordo com o Centro Coordenador de Operações de Socorro de Faro, as chamas com duas frentes estão a ser combatidas por cerca de 40 operacionais, apoiados por 11 viaturas e um meio aéreo.
Um incêndio junto à praia da Falésia, que se estende de Albufeira a Vilamoura, alarmou os veraneantes que esta quarta-feira à tarde estavam naquela zona balnear. 

O fogo florestal entrou em dase de rescaldo ao final da tarde, disse à Renascença o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.

"Foi um incêndio numa pequena área coberta de vegetação. Não havia casas nas redondezas, o fogo não chegou lá, felizmente. Está na fase de rescaldo, os bombeiros foram muito eficazes, um helicóptero também colaborou nos trabalhos de combate", referiu o autarca.

Vítor Aleixo desvaloriza o incidente desta quarta-feira à tarde, que assustou os veraneantes. Sublinha que se tratou de um pequeno foco de incêndio, mas não rejeita a ideia de que se o fogo atingisse outras proporções isso poderia prejudicar a imagem turística da região.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Albufeira destaca a forma coordenada como o incêndio foi combatido. Carlos Silva e Sousa reconhece a apreensão causada.

De acordo com o Centro Coordenador de Operações de Socorro de Faro, as chamas chegaram a ter duas frentes e foram combatidas por cerca de 40 operacionais, apoiados por 11 viaturas e um meio aéreo.

Quando deflagrou o incêncio, o segundo comandante distrital de operações de socorro de Faro disse acreditar que as chamas estariam controladas nas próximas horas e que por isso não seria necessário proceder à evacuação do local, o que se confirmou. 

“É uma área que nos oferece preocupação porque temos muitas pessoas no local, sendo uma área de veraneio. A decisão de evacuar o local terá de ser tomada por quem está a comandar a operação, mas a informação que temos é que não será necessário”, disse na altura Abel Gomes.

[notícia actualizada às 19h58]