O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

Bolo para diabéticos. É de maçã bravo de esmolfe e faz sucesso em Mangualde

06 ago, 2015 • Liliana Carona

Chama-se Bolo Saudável e foi criado a pensar nos diabéticos. É doce, mas não leva pitada de açúcar ou ovos.
No hotel rural Mira Serra, em Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, Isaura Amaral tenta agradar os hóspedes. Mas a tarefa complicou-se quando um menino que tinha diabetes tipo 1 pediu um bolo: "O desafio foi lançado para criar um bolo sem açúcar", recorda.

Isaura correu para a cozinha e deu o seu melhor."Este é o nosso bolo saudável", mostra depois de retirar a iguaria da forma. Segundo a criadora, o bolo não leva ovos, não tem conservantes, e o açúcar vem da maçã bravo de esmolfe, típica da zona.
A criadora conta que já recebeu encomendas do estrangeiro para saborear a novidade. "Já me pediram para mandar para o Canadá, para médicos que apresentam o produto a pessoas que com intolerância aos ovos e a quem tem diabetes".

Catarina Pereira, de 11 anos, tem diabetes tipo 1, está hospedada no hotel. Provou o bolo saudável pela primeira vez. "Se calhar levou cenoura... maçã? Não sei, fruta levou de certeza, é bom, faz bem, torna as crianças mais saudáveis", sorri depois provar.

Porque se trata de uma questão de saúde, Isaura partilha a receita com quem quiser. "Descasca-se duas maças aos quadradinhos, o sumo e raspa de duas laranjas, duas chávenas de farinha, e metade de uma chávena de azeite e outra metade de leite, duas pedrinhas de sal. Tritura-se tudo com a varinha mágica e vai ao forno a cozer”, conta.

"É o bolo dos preguiçosos", pois é tudo feito com com a varinha mágica. Fica a dica.