Emissão Renascença | Ouvir Online

Calor mantém Madeira sob aviso amarelo

05 ago, 2015

No Continente, as máximas variam entre os 27 e os 34 graus e todas as regiões apresentam risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV). Na ilha de Porto Santo, o risco é extremo.

Calor mantém Madeira sob aviso amarelo
O arquipélago da Madeira mantém-se esta quarta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Costa Sul do arquipélago da Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo.

A previsão do tempo para o arquipélago é de céu com períodos de muita nebulosidade e o vento fraco a soprar a moderado do quadrante norte. Na costa norte, prevê-se ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros, passando a ondas de norte, enquanto na costa sul haverá ondas de sudoeste com um metro.

A temperatura da água do mar irá oscilar entre os 23/24 graus. No Funchal, o calor vai oscilar entre os 22 e 26 graus.

Quanto ao resto do país, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã.

O vento tende a soprar em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado, em especial durante a tarde. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Centro e Sul, enquanto a temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro registará também uma pequena descida.

As máximas vão oscilar entre os 23 graus no Porto, Viana do Castelo, Sagres e Sines – as cidades mais frias – e os 34 de Castelo Branco, a cidade mais quente. Em Faro, a máxima será de 28 graus e em Ponta Delgada de 25.

Porto Santo com risco extremo de exposição aos UV
Todas as regiões do país apresentam esta quarta-feira um risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), com Porto Santo, na Madeira, a apresentar risco extremo.

Aconselha-se, neste caso, que se evite o mais possível a exposição ao sol. Quanto às regiões com níveis muito altos e altos, é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt que proteja ombros e peito, guarda-sol, protector solar de índice elevado e evitar a exposição das crianças ao sol, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.

Os índices UV variam entre menor que dois (em que o UV é Baixo), três a cinco (Moderado), seis a sete (Alto), oito a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).