Emissão Renascença | Ouvir Online

Encontrado corpo do praticante de "geocaching" na Serra de Aire

03 ago, 2015

O homem tinha 62 anos e estava desaparecido desde sábado. O alerta foi dado pela mulher.

Encontrado corpo do praticante de "geocaching" na Serra de Aire
Foi encontrado morto, por volta das 13h30 desta segunda-feira, o homem que estava desaparecido desde sábado na Serra de Aire.

O praticante de "geocaching", de 62 anos, foi encontrado por um cão das autoridades perto do local onde estava a sua viatura. A confirmação foi feita por Marco Cruz, da GNR. As autoridades alcançaram o corpo algumas horas depois.

As buscas foram retomadas esta segunda-feira, pelas 8h00, com cerca de 30 operacionais, da GNR, bombeiros, Protecção Civil e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O praticante de "geocaching", um jogo tipo 'caça ao tesouro' realizado ao ar livre em que se usa um sistema de navegação por satélite, GPS, para encontrar uma caixa, estava desaparecido desde as 15h00 de sábado nas serras de Aire e Candeeiros.

O alerta foi dado pela mulher que estranhou a demora do marido ao deslocar-se para procurar um determinado ponto, numa mata junto ao itinerário complementar 2.

Aventura "não deve ser praticada sem companhia
O “geocaching”, ou caça ao tesouro, está a ganhar adeptos em Portugal, estimando-se que cheguem aos 30 mil praticantes activos, mas trata-se de "uma aventura" que não deve ser praticada sem companhia.

Segundo explicou à agência Lusa Pedro Santos, ‘geocacher’ desde 2008 e um dos administradores do Geopt.org, site que se dedica ao ‘geocaching’, o mais importante nesta actividade é "cumprir as regras de segurança" e as pessoas "não se aventurarem sozinhas" .

"Seja no ‘geocaching’ ou em alguma actividade que envolve algum risco, em caminhar em sítios perigosos, não vão sozinhos", alertou.

Segundo o site geocaching.com existem 2.684.108 ‘geocaches’ (tesouros) activas em todo o mundo e mais de seis milhões de ‘geocahers’ (caçadores de tesouros). Em Portugal, estima-se que a comunidade chegue aos 35 mil ‘geocachers’, dos quais só 25 a 30 mil são praticantes activos.