Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia

Syriza marca congresso extraordinário

31 jul, 2015

Reunião tinha sido pedida pelo primeiro-ministro grego na sequência das divisões provocadas pelo novo pedido de resgate.

Syriza marca congresso extraordinário

O Syriza, o movimento que lidera a coligação governamental na Grécia, vai realizar um congresso extraordinário em Setembro.

A reunião magna do Syriza, que tinha sido pedida pelo primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras, foi aprovada esta quinta-feira à noite pelo comité central.

Numa reunião que juntou cerca de 200 elementos do movimento de esquerda num cinema de Atenas, Tsipras voltou a defender que o novo pedido de resgate, apesar de impor mais austeridade, foi o melhor negócio possível para a Grécia.

A ideia de propor a realização de um congresso extraordinário surgiu na sequência das divisões que as condições do programa com os credores provocaram no seio do Syriza, com vários deputados a votarem contra as medidas no Parlamento.

O Syriza é constituído por vários pequenos partidos e movimentos. A ala mais radical defende que foram violados os princípios do Syriza com o acordo alcançado em Bruxelas, que abre portas ao terceiro resgate. Esta corrente entende ainda que acabou por ser pervertida a  vitória do “não” no referendo  ao acordo com os credores internacionais.

O FMI foi aconselhado a ficar fora do terceiro resgate à Grécia. De acordo com o jornal britânico “Financial Times”, o conselho de administração do Fundo reuniu-se quarta-feira e decidiu que Atenas não cumpre todos os critérios para acesso ao um novo programa de financiamento.

Em causa estão os elevados níveis de dívida pública e a fraca capacidade do governo grego para implementar as reformas pretendidas.