Tempo
|

O menino que queria ler mas não tinha livros e o carteiro que deu uma ajuda

30 jul, 2015

Matthew Flores, de 12 anos, contentava-se com folhetos publicitários para satisfazer o gosto pela leitura, mas, com uma ajuda das redes sociais, já recebeu centenas de livros.

O menino que queria ler mas não tinha livros e o carteiro que deu uma ajuda
O carteiro Ron Lynch fazia as suas rondas na cidade norte-americana de Sandy, no Utah, quando deu com um rapazinho de 12 anos, ao pé das caixas de correio de um prédio, a ler as revistas gratuitas e a publicidade que normalmente as pessoas deitam fora. Não era propriamente o conteúdo que interessava a Matthew Flores – simplesmente, não tinha mais nada para ler.

Flores explicou ao carteiro que não tinha livros para satisfazer o seu gosto pela leitura, e que costumava ler o jornal. Acabado o jornal, lia praticamente tudo o que lhe vinha parar às mãos. Lynch perguntou-lhe porque é que não ia então à biblioteca, ao que o rapaz respondeu não ter dinheiro para o passe do autocarro.

O carteiro sentiu-se tocado. “Este miúdo não estava interessado em passar o dia em frente à televisão nem a jogar jogos de computador. Ele só quer ler”, explicou à televisão norte-americana ABC.

Ron Lynch decidiu então tirar uma fotografia de Matthew Flores e partilhar no Facebook, com um apelo aos amigos para que enviassem livros para o rapaz. A resposta foi avassaladora e atingiu milhares de partilhas, com centenas de livros a chegar de todos os cantos do mundo. Algumas pessoas até foram entregar os livros em mãos. E continuam a chegar novos livros todos os dias.

Matthew Flores ficou encantado e diz que quer ler cada um dos livros. “É super divertido e é interessante. Além disso, ficas mais inteligente”, disse.

O rapaz de 12 anos até está a planear emprestar alguns livros aos amigos ou mesmo começar a sua própria biblioteca, para apresentar o mundo dos livros a todos os miúdos do bairro.