Emissão Renascença | Ouvir Online

BPI regressa aos lucros e não prepara fusão com BCP

30 jul, 2015

Banco apresentou resultados positivos superiores a 76 milhões de euros.

BPI regressa aos lucros e não prepara fusão com BCP

O BPI passou de prejuízos a lucros no primeiro semestre do ano. O banco apresentou esta quarta-feira as contas, com resultados positivos superiores a 76 milhões de euros, em contraste com os prejuízos de 106 milhões no mesmo período do ano passado.

A contribuir para este resultado está o desempenho positivo das operações em Portugal, mas, sobretudo da actividade internacional, indicou o presidente executivo, Fernando Ulrich.

A actividade internacional ascendeu a 69,6 milhões de euros, enquanto a actividade doméstica deu um lucro de 6,6 milhões de euros.

O BPI é o segundo grande banco português a passar de prejuízos a lucros nos primeiros seis meses do ano. Também o BCP, que apresentou as contas na segunda-feira, registou um lucro de superior a 240 milhões de euros, depois de quatro anos de prejuízos.

Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados, o presidente do BPI garantiu que não está a trabalhar a fusão com o BCP proposta pelo seu segundo maior accionista, a empresária angolana Isabel dos Santos, nem conta fazê-lo.

"Sobre a eventual fusão com o BCP, a única coisa que lhe posso dizer é que não está na agenda da comissão executiva do banco", afirmou Fernando Ulrich.