Tempo
|

Fernando Pinto disponível para continuar na TAP

01 jul, 2015

Transportadora aérea registou um crescimento do número de passageiros nos últimos três meses, revela o presidente.

Fernando Pinto disponível para continuar na TAP

O presidente da TAP, Fernando Pinto, admite continuar na companhia para além da fase de privatização.

Em declarações aos jornalistas à margem do almoço comemorativo dos 65 anos da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Fernando Pinto deixou claro que a TAP vai entrar numa fase muito importante e que a sua responsabilidade não acabou.

“Sempre disse que a minha missão era de privatizar a TAP e deixá-la no bom caminho. O grupo que ganhou é muito bom, traz solidez para o futuro da TAP, deixa-me tranquilo. Agora, temos uma transição muito importante. Eu vejo ali uma hora em que a minha responsabilidade não cessa, eu tenho que continuar a fazer essa transição, sem dúvida nenhuma. Por sorte, eu vejo que sou bem-vindo da parte deles. Depois, se eu sentir que vai ser útil para a empresa continuar mais um pouco e se eu sentir da parte deles que querem que eu continue, têm abertura para isso, mas é importante sabermos qual é o momento de sair.”

Fernando Pinto adianta que a administração e consórcio Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, vencedor da privatização, estão já a trabalhar para delinear um plano de reajustamento da companhia aérea, o que até pode implicar menos cortes do que os previstos inicialmente.

O presidente da TAP já se sente “maior confiança do sistema financeiro” depois da assinatura do contrato com o consórcio Gateway. “Determinadas acções que eram importantíssimas serem feitas antes, agora já podem não ser necessárias”, sublinhou.

O presidente da companhia aérea afirma que algumas rotas, que eventualmente poderiam ser cortadas, ainda são recentes e precisavam de mais um ano para ter retorno.

Fernando Pinto espera que haja fôlego para que se mantenham. Mas também podem ser feitos reajustamentos, com alteração de destinos  ou redução do período de funcionamento

A TAP está a transportar mais gente. Apesar das greves, registou-se um crescimento do número de passageiros nos últimos três meses, revelou Fernando Pinto.
 
“Estamos a entrar no período de Verão, em que vamos ter uma oferta um pouco menor do que tínhamos no passado, mas o número de passageiros tem sido um pouquinho mais alto do que era antes”, disse o presidente da TAP.

As agências de viagens também estão a crescer, depois de uma fase menos boa em resultado da crise. Apesar das fragilidades de algumas empresas, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira,  admite que já se está a assistir a alguma recuperação.

Os resultados conseguidos até agora são melhores do que os do ano passado e há dois anos, embora ainda sem atingir os níveis antes da crise. Mesmo assim, a APAVT prevê para 2015 um crescimento na ordem dos 10%.