Tempo
|

Balsemão "empurra" Rui Rio para Belém

01 jul, 2015

"Cavalo do poder raramente passa mais de uma vez", disse o antigo primeiro-ministro na apresentação da biografia do antigo autarca do Porto.

Balsemão "empurra" Rui Rio para Belém
O fundador do PSD e antigo primeiro-ministro Francisco Balsemão desafia Rui Rio a montar o "cavalo do poder" como candidato a Presidente da República, dizendo que de todas as possíveis candidaturas esta é a que mais o entusiasma. Declarações durante a apresentação da biografia de Rio – “Raízes de Aço” -, na sede lisboeta da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

O fundador do PSD e antigo primeiro-ministro Francisco Balsemão desafia Rui Rio a montar o "cavalo do poder" como candidato a Presidente da República, dizendo que de todas as possíveis candidaturas esta é a que mais o entusiasma.

"Os prazos vão encurtando. E o cavalo do poder raramente passa mais de uma vez à porta de quem o pode montar", afirmou o também patrão do grupo de comunicação social Impresa, dirigindo-se ao ex-autarca do Porto, na apresentação da biografia de Rio – “Raízes de Aço” -, na sede lisboeta da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

"Por todas as razões de cidadania, de carreira, de provas dadas nas mais diversas circunstâncias, Rio tem o perfil adequado para exercer a Chefia do Estado, liderando a concretização do acordo de regime ou de governação nacional pelo qual ele, eu e muitos outros há tanto tempo nos batemos", afirmou Balsemão.

O antigo chefe de Governo disse também que, "de todas as candidaturas anunciadas, semi-anunciadas, verdadeiras, hipotéticas, etc., até agora conhecidas, a eventual candidatura de Rui Rio à Presidência da República é a que mais entusiasmo e confiança" lhe "inspira".

"A mim e creio que a alguns milhões de portugueses", anteviu, destacando que o antigo presidente da Câmara do Porto fala alemão e, além da "carreira política de provas dadas", tem "um curso universitário tirado numa faculdade de indiscutível boa reputação".