Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia deixa que alguns bancos abram portas aos pensionistas

30 jun, 2015

Os bancos estão encerrados desde segunda-feira, mas como os pensionistas mais velhos não sabem utilizar o multibanco, não tinham como levantar as suas pensões.

Grécia deixa que alguns bancos abram portas aos pensionistas
Mil agências bancárias da Grécia vão voltar a abrir portas quarta-feira para atender os pensionistas que não utilizam cartões de débito nem as máquinas de multibanco (ATM).

A novidade foi avançada esta terça-feira pelo ministro das Finanças, Yannis Varoufakis. Os pensionistas vão poder dirigir-se aos bancos em causa até ao final da semana.

Os bancos estão encerrados na Grécia desde segunda-feira, devendo assim manter-se até dia 6 de Julho, dia seguinte ao referendo no país sobre a permanência no programa de ajustamento. A medida foi imposta, juntamente com o limite ao levantamento de dinheiro a 60 euros diários, para proteger o sistema bancário da ameaça de um pânico generalizado face à perspectiva de incumprimento.

As máquinas multibanco reabriram na segunda-feira à tarde, mas muitos pensionistas mais velhos não as sabem utilizar nem têm cartões de débito, pelo que não conseguem levantar as suas pensões sem ser no banco.

O Governo decidiu, assim, abrir as portas de algumas dependências bancárias, sendo que, durante esta semana, cada pensionista só poderá levantar 120 euros. Varoukafis reitera as garantias de que os depósitos bancários estão seguros até domingo, dia do referendo.

Quanto aos turistas, estão a ser aconselhados a levar dinheiro de bolso.

São 1,6 mil milhões de euros que estão em causa e que Atenas tem até ao final desta terça-feira para devolver ao FMI. Se não conseguir pagar a prestação, entra em incumprimento.